Dupla jornada diário de trabalho da mulher


Mulher trabalha mais que homem

A conhecida dupla jornada feminina de trabalho (filhos, casa, casamento e carreira) é um problema sério enfrentado por milhares de mulheres no mundo. No Brasil essa situação não é diferente, algumas vezes é até pior do que de outros países em decorrência da cultura machista ainda existente.

Durante a semana a jornada diária de trabalho da mulher já é maior que a do homem. Entretanto, no fim de semana a diferença dispara apesar de uma maior presença do homem dentro de casa. Em qualquer comparação entre o trabalho feminino e o masculino a situação de desigualdade se mantém. Em casais com ou sem filhos, não há escapatória o grosso do serviço da casa é da mulher.

Mesmo nas famílias em que as mulheres possuem ajuda de empregadas domésticas os cuidados com os filhos ficam a cargo das mães, que entre as “suas obrigações” tem o acompanhamento da escola e o cuidado com a alimentação.

O trabalho da mulher brasileira vale menos no mercado que o do homem. Isso pode explicar um pouco essa desigualdade. Um dos países onde a situação feminina é um pouco diferente da realidade brasileira é a Noruega, onde o trabalho feminino é tão valorizado quanto o do homem.

Um exemplo que permite constatar como é desigual a divisão das tarefas do lar é o fato que os homens vêem mais TV que as mulheres. Muitas vezes os homens ficam assistindo televisão enquanto as mulheres estão realizando tarefas do lar. Para piorar essa situação quando chega o domingo, ninguém toma o controle da TV do marido (existem várias pesquisas que mostram o uso da TV por homens e mulheres).

Cabe lembrar que as tarefas do lar são trabalhos que passam despercebidos, “invisíveis”, mas são fundamentais para funcionamento da sociedade.